Facebook - Like

sábado, 17 de abril de 2010

Ora agora vou-te dar "Empatia"

Bom dia caros leitores, colegas e pessoas que me seguem sem mesmo concordarem comigo!

Eu ontem ia a caminho da escola, altura ideal para ponderar algumas coisas, e quando me encontrava no metro comecei a pensar nalgumas coisas do meu quotidiano (se bem que o meu quotidiano neste momento não vai muito além da escola) e apercebi-me de uma coisa interessante!...Eu não estava no metro.

Falando agora a sério, ontem houve uma reunião na escola sobre alguns aspectos que não vou salientar pois sou um tanto ou quanto altruísta e prefiro ser só eu a sofrer... Mas a verdade é que finalmente constatei alguns factos que eu supunha! E um deles trata-se da aquisição de competências por parte da escola. Ora nós temos em nossa posse a "coisa" que dita quais as aptidões que devemos ter enquanto alunos da escola. Pensei eu que as iria desenvolver ao longo do tempo como qualquer comum mortal em processo de desenvolvimento de aptidões e capacidades...Mas não! Nós somos que nem slot-machines. Passo a explicar...

No entender das pessoas que têm "ideias" na escola, para termos as características que eles idealizaram, funcionamos basicamente por fichas... Queremos que os alunos adquiram conhecimentos de estética, vão ao museu. Queremos que tenham conceitos de relação de ajuda, vamos criar uma UC só disso. Queremos que adquiram aptidões de empatia, vão ver um quadro que sugere o aborto... Isto é pior que mousse instantânea! E do Continente! (Não sei se o Continente já as faz...mas não deve estar longe..).

Conceitos de arte e estética, relação de ajuda ou empatia, não são adquiridos num click, numa visão...Sabe-se lá a quantidade de estudos sobre a estética que há! O bonito e o feio não são construções sociais? Não entendo as ideologias disto... Mas sei que ontem não adquiri conhecimentos nenhums sobre o quer que seja...

PS - Onde é que eles nos põem as fichas? (Quem conhece a escola sabe..)

3 utilizadores já criticaram este post.:

Anónimo disse...

Dificil não concordar com isso, o problema é que tantas lições nos são dadas sobre esses temas para no final concluirmos o que já todos sabemos, são assuntos subjectivos. Eu poderia pegar em todos e explicar um a um, mas penso que seria uma perda de tempo pois, ao contrários do que a escola pensa as coisas não sao lineares, a vida não é linear e nós não somos burros. Pegando num tema simples como a estética, estética essa que pensam que adquirimos numa ida a um museu, só tenho uma coisa a dizer. Não tou em artes, não sou amante de ir a museus ver obras de arte, mas uma coisa eu sei, a arte é muito subjectiva e existem diversas formas de arte e de fazer arte (aprendi numa opçao na escola em causa ;) ), ora bem se isto assim é entao para quê obrigarem os alunos a fazerem algo que não querem?? Nao me torno mais culta por ir a um museu cujas obras de arte da autora não são do meu agrado. Como pouca conhecedora de arte, e após relatar com profissionais da área, até estes acharam tal facto ridiculo numa area como a nossa. Não por considerarem que não devessemos ir mas pelo facto de ter um tipo de arte muito espefico que não agrada a todos os que conhecem e entendem do assunto, quanto mais aos outros.
Torna-se entao importantissimo relembrar uma coisa, as competências chamadas tranversais, são actos, emoçoes, etc que serão adquiridos na prática e no dia a dia, consuante os gostos de cada um. A relação de ajuda e a escuta activa são actos de extrema importancia quando inseridos no seu contexto. A estética e a arte são dos assuntos mais discutiveis que podem existir pela sua subjectividade, e a empatia não me parece que seja uma coisa que seja ensinada por ninguem, mas adquirida pela pessoas que ao longo da vida vão conhecendo o seu verdadeiro significado, e depois disto tudo pergunto eu?? São coisas importantes para se darem na escola?? Até penso que sejam, penso que sao temas indispensaveis de serem mencionados contudo terão de estar dentro de contextos e apenas com o tempo cada um irá adquirir as competencias relacionada. Vamos parar para pensar um pouco estes assuntos são realmente importantes, mas não é necessário perder uma vida a falar do assunto em causa vamos aproveitar o tempo que temos de uma forma mais proveitosa.
AngelDevil :P

PS- Desculpa a invasao mas tinha de desabafar e comentar :D

Sofia disse...

~Faz faz o continente faz mousse de chocolate! Acho que é o que se deve comentar neste post...

Quanto ao restante, não merece grande comentário, à não ser que se precise mesmo muito muito muito de desabafar, como eu te compreendo colega do comentário acima.

Enfim...

Sofia disse...

ah mais uma coisa... gostei da imagem ;)

Enviar um comentário