Facebook - Like

domingo, 19 de dezembro de 2010

Cancelas do Metro: Métodos e técnicas para as atravessar

Boa noite a todos!
Começo este post com esta bela imagem tirada há coisa de um ano (acho eu), no Campo Grande, até porque este post está inteiramente relacionado com o acesso a este belo meio de transporte publico em Lisboa - o Metro.

Para acedermos ao interior destas viaturas, temos de dar o nosso contributo monetário. Esse contributo é dado através de um pequeno cartão, tamanho standard, que é suposto colocar nuns sensores atrás de umas cancelas... Estão todos a perceber até agora não é verdade? Pois paramos mesmo aqui... As cancelas!

As cancelas do metropolitano de Lisboa são uma fonte de raiva, humor, frustração, arte, revolta, paixão, amor e partilha! Passar estas cancelas é um misto de emoções, envolve conhecimentos, tempo, empenho!
Passo desde já a informar o seguinte:
Os passes, recarregaveis, mensais, plastico ou papel, qualquer um!,
funcionam da mesma maneira... têm um circuito no
interior, tipo banda, que é lido pela máquina atrás da cancela.
Eu digo já isto porque vão perceber-me mais à frente...


Ora retomando-nos às cancelas, tamanho envolvimento traz-nos variadas técnicas para as atravessar! Eu desenvolvi algumas teorias e pode ser que concordem comigo...:

Esfregão

Esta é talvez a técnica mais recorrente nos dias de hoje. Consiste em retirar o cartão da carteira e esfregá-lo vigorosamente em cima do sensor! Eu sempre me perguntei como é que aqueles autocolantes estavam gastos e rapidamente obtive a minha resposta... Minha gente, esfregar o cartão NÃO AJUDA! Aquilo não é uma máquina centrifugadora nem um belo prato cheio de super-pop que precisa de ser lavado! Esfregar o cartão em cima da maquina só a baralha, a desgraçada que ler o circuito todo (como referi antes), mas a figura portadora do cartão mantém-se a brincar com o cartão, a esfregá-lo e roça-lo em cima do sensor... Tecnicamente é quase como brincar à apanhada, bem vistas as coisas...

Chapada
Ah, adoro esta... Normalmente serve de recurso por algumas pessoas à técnica do esfregão... Esfrega-se uma, duas, três... CHAPADA NO SENSOR! Assim sim! Violência! Paixão! Envolvimento! Decisão! E acima de tudo...Parvoíce!! Qual é a ideia destas pessoas? Acham que o cartão é tipo cubo do super-mario e se lhe baterem com força ouvem um "tchatchim!" e acumula-se créditos? Além disso! E isto é que me chateia.. É que isto é recorrente da técnica do esfregão! As pessoas esfregam uma vez, a maquina acende uma luz vermelha e apita... esfregam a segunda, ela repete... esfregam três e a maquina não desiste de apitar... E as pessoas em vez de se acalmarem e, muito simpaticamente, mostrarem o cartão ao sensor, não...Partem para a violência! Lembra-me muito uma cena do "300" onde se grita "THIS IS SPARTAAAA!!!"... Sinceramente... Vida de sensor não é facil...

Raio-X
Esta técnica é muito recorrente nas senhoras... Perdoem-me a diferenciação mas normalmente são as mulheres que andam com malas que pesam 3 e 4 kg. Como qualquer pessoa, (senhoras e senhores) sabe, é praticamente impossível de encontrar o quer que seja numa mala de senhora em menos de 2 minutos, tempo normalmente requerido e tolerável para atravessar uma cancela. Assim sendo, a alternativa é "pousar" "gentilmente" toda a mala em cima do sensor! Com sorte, esperança e muita fé, o sensor lá consegue descobrir o cartão no meio de todos os utensílios no interior da mala.. Não obstante o peso em cima do sensor, claro está...

Poker
Técnica muito subtil, discreta, pouco utilizada e, verdade seja dita, estúpida!
Passando a explicar a técnica, é relativamente simples... Quando um jogador de poker recebe as cartas, não as levanta para a sua mão. Levanta somente uma face da carta, colocando-a numa posição obliqua. Agora imaginem aplicar isto a um cartão de plástico cuja maleabilidade é tão semelhante (ou não) a uma carta de papel... Julguei por momentos que a personagem que fez isto ia partir o cartão. Querem saber a melhor? A maquina não conseguiu ler à primeira... Só mesmo quando baixou o cartão suficientemente perto do sensor para este o ler...

Simbiose
Esta técnica é muito sexy, muito intima...e muito escusada! Realizada por utilizadores não portadores de passes validos, consiste em aproveitar a nossa passagem para se juntarem a nós, sincronizarem os movimentos dos nossos pés e passarem em harmonia a cancela... Poupem-me! Já tenho amor que chegue, não preciso do vosso "amor" seus gatunos!

Go n' Stop!
Esta é uma modalidade ingrata... Muitas vezes sem culpa nossa, mas alguns conhecimentos do metro permitem-nos poupar esta vergonha. Consiste na passagem da pessoa a nossa frente pela cancela e as portas não fecham, ou só fecha uma... Na nossa inocência, colocamos o cartão no sensor, vamos a passar e as portas fecham... Saltos, projecções cranianas, joelhadas, sei lá eu que mais... Em algumas pessoas que se julgam mais espertas que os outros, admito que é hilariante! Nas que até cumprem tudo, nem por isso... O segredo é ver a luz verde na maquina. Se não apagar, ainda está activo da pessoa da frente. Esperem que as portes fechem e a luz apague, evitam a castanhada na porta! Acreditem, já aprendi.


E pronto, o meu contributo para a saúde pública de hoje é este: poisem o raio do cartão no sensor, já chega de mau-tratos às pobres maquinas!..

Cumprimentos a todos, desejos de boas festas!!

3 utilizadores já criticaram este post.:

martolas disse...

Gostei muito! Infelizmente, sou Go n'Stop, é verdade. Das poucas vezes que troco o autocarro pelo metro, é sempre uma correria desgraçada no cais do sodré para chegar ao comboio - passando por 10 mil cancelas. Invariavelmente, há uma que não se abre a tempo de eu conseguir passar, o que dá "castanhada" na certa!

Com licença, mas vou ali por-te na minha barra de favoritos e já volto!

Ana F. disse...

Boa Noite,

Concordo plenamente com o que escreveu! Ando diariamente de metro e apercebo-me de todas essas situações. Porém existem outras que acho inadmissíveis e que não resisto em partilhar. Tendo em conta a extrema falta de educação de alguns/muitos cidadãos, acho que o metropolitano deveria investir em folhetos ou cartazes ensinando como se deve realmente usar e circular dentro das carruagens, plataformas e zonas de acesso, como por exemplo escadas rolantes e fixas.
Quando chegamos a uma estação e queremos sair da carruagem, as pessoas que estão na plataforma nem nos deixam sair!!! Simplesmente "furam, empurram"! Têm que entrar à força! Ainda não perceberam que o metro não pode arrancar enquanto as pessoas que lá estão dentro não sairem?! Principalmente em estações terminais como Santa Apolónia que usa um único cais, é deplorável! O metro fica com as portas abertas cerca de 3 minutos até voltar a partir... Para quê tanta pressa?!! Outra situação básica de educação é o circular pela direita em escadas fixas... se todos fizessemos assim, ninguém se atropelava! Para terminar, quando usamos as escadas rolantes, há pessoas que ficam paradas lado a lado... não sabem que devem estar encostadas à direita? se quiserem andar mais rápido vão pela esquerda!! Regras básicas que todos os cidadãos deveriam conhecer e respeitar! Tudo seria muito mais cívico! Já para não falar no lixo que deixam espalhado, e quando fazem dos bancos apoio para pés!!!! Bem fico por aqui senão... a noite toda não chegaria para mostrar o meu profundo desagrado com tanta falta de educaçao que anda por aí... Obrigada e Boa noite

punisher_pt disse...

Ana F., inteiramente de acordo com tudo o que disse! Não fiz referência mas realmente podia ate ter elaborado um pouco de humor
em torno desse assunto porque, realmente, existem regras base de convivência social que deviam ser respeitadas.
Agradeço pelos comentários!

Enviar um comentário